sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Hidroginástica para Gestantes


Para as gestantes que estão sentindo dor nas costas, vai uma dica, Hidroginástica.

Comecei fazer aulas com 24 semanas de gestação, e as dores que estava sentindo sumiram, tenho me sentido mais leve e diposta.

Veja abaixo algumas informações sobre os benefícios da hidroginástica durante a gestação:

A hidroginástica vem ganhando cada vez mais espaço dentro das academias, principalmente para as gestantes, pois traz uma série de benefícios para a mãe e para o bebê.

Os exercícios incluem alongamento e parte aeróbica, que trabalham todos os músculos do corpo, dando assim um maior condicionamento físico para a gestante, assim como o fortalecimento de músculos específicos, como os abdominais. Serão feitos também exercícios para dar um melhor equilíbrio à gestante, já que o peso está em demasia na parte frontal.

No trabalho emocional, são dados exercícios respiratórios que visam melhorar a parte circulatória, deixando a gestante mais relaxada, menos ansiosa, ajudando-a a melhorar a auto-estima , o auto-controle, aumento do bem-estar e da sensação de participação social. O contato com a água é ao mesmo tempo estimulante e relaxante. A gestante que pratica a hidroginástica tem um sono mais profundo durante a noite, diminuição do risco de diabetes, do ganho de peso, das complicações obstétricas, do risco de parto prematuro, da ansiedade , do estresse, e controle postural. Com tudo isso, o bebê estará sendo favorecido e apresentará um desenvolvimento sadio dentro do útero.

Em geral, as gestantes estão liberadas para a hidroginástica após o terceiro mês de gestação, mas é importante ressaltar, que para iniciar essa modalidade, é preciso de uma autorização do obstetra, o que toda academia ou profissional da área deve exigir. A gestante poderá praticar a hidroginástica durante toda a sua gestação, salvo se a recomendação médica a impedir, como é o caso de gravidez de risco. Poderá também, após o resguardo, voltar a praticá-la, iniciando de modo suave e aumentando gradativamente os exercícios, para que volte rapidamente ao peso e forma que tinha antes da gravidez.


Segundo estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), hidroginástica durante a gestação aumenta a quantidade de líquido amniótico:

Participaram do estudo 25 gestantes sadias, com idade entre 19 e 36 anos, no Hospital das Clínicas de Campinas. Foram excluídas do estudo mulheres com antecedentes de duas ou mais cesáreas, gravidez de risco ou em condições de contra-indicação para a prática de atividade física, como hipertensão arterial e história de abortos de repetição.

Segundo o professor José Guilherme Cecatti, orientador do estudo, as gestantes foram submetidas a aulas de hidroginástica três vezes por semana. O volume de líquido amniótico era medido antes e depois de uma aula com duração de 50 minutos.

Entre as mulheres analisadas, nenhuma teve parto prematuro e nenhum bebê nasceu com baixo peso. Além disso, todas as mães conseguiram manter o ganho de peso considerado ideal durante a gravidez.

Existem outros estudos mostrando que as gestantes que realizam atividades físicas na água são mais preparadas para suportar a dor durante o trabalho de parto em comparação com aquelas que não praticam este tipo de atividade física. Além disso, as que fizeram hidroginástica reduziram os desconfortos lombares do final da gravidez.

A produção e a absorção do líquido amniótico dependem de uma série de mecanismos interdependentes entre o feto, a placenta, as membranas e o organismo materno. Entre as suas principais funções, destacam-se o crescimento externo simétrico do embrião, barreira contra infecções, proteção do embrião contra traumatismos sofridos pela mãe, auxílio no controle da temperatura corporal do feto. Também permite que o feto se mova livremente, contribuindo para o seu desenvolvimento muscular.

Fonte: Guia do bebê , Sentir Bem

13 comentários:

  1. Re!

    O Pedro mexe durante as aulas?

    beijo

    Roberta

    ResponderExcluir
  2. Re, de qts semanas vc esta? Eu nao tinha certeza se vc ja tinha tido bebe ou nao?? Dah!
    Tenho uma amiga blogueira q tbm vai ter um Pedro, acho q nasce em FEV.
    bjus se cuidem

    ResponderExcluir
  3. Oi Ro!!!
    O Pedro não mexe muito durante as aulas, mas qndo a aula termina ele pula muuuuito dentro da barriga!!!
    Vai saber porquê né..

    ResponderExcluir
  4. Rezinha, estou de 29 semanas, o meu Pedro vai nascer em janeiro.
    Obrigada por passar no blog e deixar um recadinho.
    Bjo!!!

    ResponderExcluir
  5. Acho que ele fica relaxado..aí depois mexe porque quer mais..rs...

    Filosofias minhas... beijos!

    Roberta.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Reanata,

    gostaria de fazer hidroginastica voltada para gestantes, sera que vc tem uma sugestao de onde fazer?

    Obrigada,
    Beatriz
    Bia.gava@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. desculpe, meu e mail
    bia.gava@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Beatriz

    Infelizmente não conheço um lugar especifico para gestantes fazerem hidroginastica, o que eu fiz qndo comecei a fazer, foi procurar uma academia que fizesse exercícios adaptados para mim, faço as aulas com mulheres não grávidas, é bem tranqüilo.
    Desculpe por não poder ajudar.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Estou c/21 semanas, fui hj à obstreta (nova) mudei de médica por insegurança, a anterior disse que eu podia fazer hidroginástica, a nova informou que pelo fato do mue 1º filho ter sido prematuro, não devo fazer hidroginástica e sim drenagem libfática. O que poderiam me dizer sobre essa condição?

    ResponderExcluir
  11. meu email para resposta

    sandra.nascimento@conab.gov.br

    ResponderExcluir
  12. oi meu nome é camila tenho 19 anos e Estou gravida de 16 semanas i teem como de alguem ai me indicar uma boa Academia para eu fazer minha hidroginastica ?Eu moro no Buritis intão tem que ser uma mais ou menos Perto. beijos obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Oi meu nome é Amanda,eu estou com 17 semanas de gestação, e estou na hidro, estou gostando muito, porém na academia que faço não tem horario só para gestantes, o meu horario é o da terceira idade,e é muito engraçado porque mesmo pegando leve nos exercicios fico cansada...rs bjus a todas as futuras mamaes.

    ResponderExcluir