sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nós somos os exemplos

Sempre me preocupei com minha postura diante da vida, pensando que aquilo que sou, é aquilo vou dar.


Hoje vi um vídeo que fez com que eu refletisse muito sobre o que é educar.


Quando viramos pais, resolvemos que vamos dar comidas saudáveis, não vamos dar açúcar, refrigerantes, nos preocupamos em preparar o enxoval, em como cuidar de bebês, como fazê-los dormir, qual é a melhor escola, etc...


Mas isso é educar ou cuidar?

Será que não está na hora de pararmos pra refletir sobre o que construímos em nossas próprias personalidades? Qual a herança moral que vamos deixar para o mundo?

Esse deveria ser o principal objetivo de sermos pais, e educadores, desde o momento que decidimos que vamos ter filhos, já deveríamos observar nossa postura diante da vida. O que eu tenho de bom para ensinar? O que eu preciso aprender, para poder exemplificar ? Será que sou tolerante o suficiente, otimista, idealista, honesto? Será que aceito o outro como ele é? Será que sei amar? Eu me conheço o suficiente, para ensinar alguém a se conhecer? Sou sensível à vida, ou vivo em uma ilha particular?


Isso seria Educar!


Olhar para o ser na infância, é olhar para o futuro, e nós adultos somos os responsáveis por esse futuro.

Então me pergunto, o que estamos fazendo para o futuro ser melhor?


Vamos refletir?




4 comentários:

  1. Nossa, Re...que vídeo forte!
    Faz pensar mesmo, né?...O que somos, o que construímos..
    Lili

    ResponderExcluir
  2. Re que vídeo maravilhoso...adorei,posso roubá-lo?

    ResponderExcluir
  3. Re,

    Acho que a gente precisa de um video desse em 3D, pra sentirmos além dos cinco sentidos e pra que possamos fazer a diferença em nós.

    Valeu!

    Um beijo

    Roberta

    ResponderExcluir