terça-feira, 3 de novembro de 2009

É possivel parto normal após cesárea.


Eu ainda estou na minha primeira gestação, e como pretendo ter parto normal, não deveria me preocupar tanto com este tema, mas a questão é que tenho ouvido muitas mulheres justificarem que não fizeram parto normal do segundo, terceiro, ou quarto filho, por já terem feito cesárea. Fiquei intrigada e fui pesquisar sobre o assunto, primeiro perguntando para uma profissional, que me garantiu que uma cesárea não é indicativo para outra. Depois disso pesquisei artigos, e concluí que isto realmente é mais um tabu do que verdadeiramente um risco. O risco existe, pode sim acontecer uma ruptura do útero, a chances são de 0,5%, é uma porcentagem tão pequena que não deveria ser uma imposição médica não poder fazer parto normal. Os únicos cuidados que se deve ter com uma PNAC (parto normal após cesárea, ou VBAC, em inglês) são evitar o uso dos indutores e aceleradores de parto prostaglandina e misoprostol (citotec), que aumentam muito a força das contrações e portanto fazem aumentar o risco de ruptura. A ocitocina também deve ser evitada pois, embora seja menos prejudicial que os dois primeiros medicamentos, também aumenta a força das contrações uterinas.

Dou a dica para as mulheres que já fizeram cesárea, e agora desejam ter um parto normal, procurem relatos de partos na web, tem muuuitas
histórias lindas de PNAC, além disso, procurem a opinião de mais de um médico, de preferência os que gostam de fazer parto normal.


Fonte: Amigas do Parto, Parir é nascer, Colorida Vida, www.comciencia.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário