quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Shantala



A Shantala é uma técnica de massagem milenar feita pelas mães em seus bebês, originária do Sul da Índia. O objetivo principal é promover uma melhor comunicação e interação entre mãe e filho, fortalecendo o vínculo afetivo que já existe entre eles.

Esta técnica também traz inúmeros benefícios para a saúde do bebê:

Durante a gestação intra-uterina, o bebê tem uma relação muito próxima e íntima com a mãe. Ele se encontra num ambiente aconchegante que transmite proteção e amor.
Após o nascimento,
a criança passa por um choque. Encontra um ambiente mais "hostil" e passa por um período de adaptação e maturação. A Shantala é importante porque torna este processo muito mais confortável e natural.

Pesquisas mostram que os bebês que são submetidos a sessões diárias de shantala, têm um sono mais tranquilo e relaxam com mais facilidade. Além isso, a técnica acelera o processo de maturação do intestino, o que explica o fato de a técnica ser um ótimo remédio para cólicas, e na maturação do tônus muscular dos bebês.


Para as mães, muitas vezes cansadas com a rotina do pós-parto, a massagem acaba tornando-se também um momento de relaxamento e proximidade com o bebê. Um ritual de amor e intimidade onde os dois só têm a ganhar.


A história da Shantala:

Em 1976, o francês Fréderick Leboier, médico obstetra, viajava pela Índia, quando viu uma mulher sentada na calçada em Calcutá massageando seu filho. A prática era comum no país e transmitida de mãe para filha. Encantado com aquele momento, Leboier fotografou a mulher, que se chamava Shantala, e pediu que lhe ensinasse a técnica.

De volta ao Ocidente, Fréderick Leboier foi responsável pela divulgação da prática que ele batizou de Shantala em homenagem a sua "tutora". O renomado médico já trabalhava em busca da humanização da assistência à mulher no parto desde a década de 60.

No Brasil, a Shantala foi introduzida a partir de 1978, através da professora de yoga Maria de Lourdes da Silva Teixeira, conhecida como Fadynha. Ela conheceu o método através do médico francês. Ainda hoje, Fadynha se dedica a divulgação da Shantala no país através de cursos e palestras.





Fonte: www.acessa.com/viver/arquivo/vida_saudavel/2003/12/26-shantala/





Um comentário: