quinta-feira, 30 de junho de 2011

Final de semestre

Tive que fazer um relatório geral sobre tudo que fiz com meus alunos da pré escola neste primeiro semestre. Quando ficou pronto me dei conta do quanto foi bacana o trabalho.
Por isso resolvi posta-lo aqui, para ajudar outras professoras que estejam precisando de ideias para trabalhar com os alunos.
Espero que ajude alguém!
O trabalho desenvolvido  com a turma 5C foi pautado no projeto da escola “Criança nas Diferentes Culturas”.
Para se chegar ao objetivo geral desse tema, realizamos  uma série  de atividades.
No primeiro bimestre iniciamos com o acolhimento. Nossa turma é 98% de alunos novos, que precisavam se ambientar  com a  escola, com os funcionários, com os colegas e a rotina.
Fizemos um tour pela escola colhendo os objetos que para eles parecessem especiais  da nossa escola, colocamos  estes materiais  coletados  em um cartaz, e demos o nome de “Tesouros do Alceu”.
 Diariamente fizemos rodas de conversas com o objetivo de promover uma aproximação  entre os colegas e a professora, além de visar a exploração da linguagem   verbal, consciência  de si mesmo e dos outros. Cada dia de roda de conversa falamos sobre as regras, acontecimentos do dia anterior, cantamos, refletimos sobre o tema da aula daquele dia e finalizamos  com a hora da leitura, as vezes lemos histórias, poesias, parlendas ou fazemos dramatizações.
Após o primeiro mês de adaptação iniciamos  a seqüência  de atividades  do tema Minha identidade, tempos, espaços e histórias, que tinha como  objetivo que os alunos percebessem que são indivíduos singulares com história própria, que são participantes do mundo. 
Para que eles chegassem  ao objetivo  proposto, fizemos diversas  atividades  de valorização  da sua história e cultura, como por exemplo  a identificação  do seu próprio nome, utilizamos crachás onde em diversas atividades e brincadeiras eles identificaram seus nomes,  letras, sons, e exercícios de grafia do nome.
 Valorizamos  suas brincadeiras  preferidas, resgatamos  brincadeiras tradicionais  esquecidas pelo tempo.
Tudo isso fez com que eles se percebessem  sujeitos em um ambiente  em continua  mudança, construindo  valores e interesses que foram  partilhados  com os colegas de classe. 
Trabalhamos também  com apreciação de obras de arte, esculturas, filmes, musicas, diversos livros todos voltados  para o tema construção da identidade.
Para o desenvolvimento da consciência do esquema corporal, fizemos o autorretrato, exercícios de exploração dos movimentos corporais, desenhos de observação  do amigo, desenho de contorno  do corpo  em papel craft, esculturas  feitas com papel, desenhamos  partes do corpo,  tamanho dos pés e mãos, características físicas de cada um, sempre valorizando  as diferenças e incentivando  o respeito e admiração entre os colegas.
Para desenvolvimento da linguagem matemática, trabalhamos com  situações problemas  do cotidiano, para que a criança no movimento  de  busca do saber  desenvolvesse  naturalmente o raciocínio matemático, para isso, utilizamos  calendário, jogos como o boliche, dominó, quebra cabeças, jogos com tampinhas, blocos lógicos, atividades com dado, ábaco, registro de quantidade com diversos materiais .
Trabalhamos  com pesquisa  do telefone de casa ou do celular de seus pais, nº da casa, nº do sapato, idade, quantidade de irmãos e diversos gráficos.
No final do primeiro bimestre percebemos o quanto nossa turma cresceu, aprenderam a se comunicar melhor, a percepção do esquema corporal  estava mais clara, a maioria já identificava seu nome  no crachá. Todos já estavam adaptados com a rotina, regras e convívio com os colegas de classe.
No segundo  bimestre  iniciamos a seqüência de atividades do tema: “ A Criança na Cultura Indígena”.
Começamos com a sondagem do que  os alunos  sabiam  sobre a cultura indígena.
Foi interessante  ouvir  as idéias  que tinham  sobre o assunto:

-“Os Índios são maus, matam pessoas  e animais”. 
-”Eles pescam”
-”Eles não usam roupas”
-”Usam lanças para caçar e pescar”
-”Comem peixes”
-”Moram na floresta”.

Em roda de leitura contamos várias lendas e mitos indígenas para as crianças, “Amor Índio”, “Lenda do Milho”, “ Curupira e a Índia”, entre outras.  Dramatizamos algumas histórias e outras registramos em desenho e pintura. 
Utilizamos  pesquisa na internet  para ampliar o conhecimento  da vida e cultura indígena. Vimos imagens de crianças indígenas brincando  e dançando, vídeos de vários povos indígenas utilizando diferentes dialétos e vestimentas. 
Pesquisamos no mapa do Brasil  onde se localiza a aldeia do Xingu.
 Fizemos diversas produções  artísticas  ampliando o repertório  para reflexão  da cultura dos povos indígenas, pintura com carvão, desenho de observação, reprodução de grafismos indígenas, aprenderam a tecer  com as mãos  fazendo  com lã o rabo de gato. 
Na linguagem verbal  pesquisamos  palavras  indígenas,  que nós utilizamos,   identificamos as letras e eles grafaram de acordo com suas possibilidades já desenvolvidas.   
Na linguagem corporal fizemos danças  circulares indígenas, brincadeira da mandioca e da melancia. 
Utilizamos instrumentos musicais  para criar nossa musica e dança indígena.   
Concomitante as atividades desenvolvidas para o projeto, continuamos diariamente com nossa roda de conversa, brincadeiras livres para que as crianças possam criar e se relacionar  com os colegas, aprender  a desenvolver regras novas, conceitos, explorando sua fantasia e imaginação.
Continuamos a utilizar de recursos, jogos, e situações problemas para desenvolvimento do raciocínio matemático, utilizamos dos calendários e lista de aniversariantes  para ampliar sua percepção  do tempo.
Todas as  atividades proposta neste semestre  visaram promover uma  educação  integral dos alunos, mediando o despertar dos aspectos  físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e social.

O 5C é uma turma criativa,  agitada, sensível, comunicativa e cheia de vida.
Construímos  no decorrer destes meses, um sentimento de amor e cumplicidade, tornando o processo de ensino e aprendizagem muito especial.
Que venha o segundo semestre ! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário