sexta-feira, 26 de março de 2010

Mastite



Semana passada passei muito mal, tive febre alta, dor no corpo e muita indisposição, tive também uma leve vermelhidão na mama direita acompanhada de dor, tratei tudo isso como gripe, tomei remédio para combate-la durante quatro dias, e os sintomas desapareceram. Uma semana depois voltei a ter os mesmos sintomas, e por coincidência a mesma dor e vermelhidão na mama direita, liguei para o pediatra do meu filho, que diagnosticou a mastite, ela parece com sintoma de gripe, mas para minha surpresa é inflamação na mama.

Resolvi postar aqui um texto sobre a mastite, para que nenhuma outra mulher trate o problema como gripe. hehehe =)

Mastite


O que é?


A mastite é uma inflamação da mama que às vezes pode se transformar (bem rápido) em infecção bacteriana. Você pode se sentir como se tivesse pego uma forte gripe, e bem na hora em que precisa de mais energia. Os seios podem apresentar áreas vermelhas, sensíveis e quentes, que ficam inchadas. É o chamado "leite empedrado" -- na verdade, um ducto mamário entupido. Como o leite não consegue passar, ele se acumula e causa inflamação e inchaço no local.

Entre os sinais da mastite estão calafrios, febre acima de 38,5 graus Celsius e cansaço generalizado. Na maioria dos casos, esses sintomas não se devem a uma infecção por bactérias, e sim pela entrada do leite nos vasinhos sanguíneos dos seus seios, fazendo com que seu corpo trate a substância como uma "proteína estranha", que precisa ser combatida.

Se você medir a temperatura e o termômetro mostrar febre, confirme a medição com o termômetro na boca. Às vezes a região da axila fica quente por causa de uma elevação da temperatura na região do seio.

Os casos de mastite não são raros: afetam cerca de 10 por cento das mulheres que amamentam, e até aquelas que decidiram não amamentar. A mastite pode aparecer mais de uma vez na mesma mulher, mas é improvável que aconteça nas duas mamas ao mesmo tempo (se é que isso serve de consolo).

Qual é a causa?

Hoje já se sabe que na maioria das vezes a mastite é causada pela "estase láctea", ou seja, o leite "volta" porque sua eliminação é menor que sua produção. Isso acontece principalmente quando o bebê não esvazia totalmente o seio quando mama.

O motivo mais comum para o surgimento do problema é a pega incorreta do bebê no seio. Se você e seu bebê não tiverem conseguido fazer com que ele abocanhe direitinho a mama, o leite não sairá na quantidade adequada. Também há outras causas para a mastite, como a persistência do ingurgitamento natural dos seios, depois que o leite "desce" pela primeira vez, a imposição de uma rotina muito rígida para a amamentação e até um trauma (como uma batida) no seio. Tudo isso pode provocar a estase láctea, que leva à mastite.

A mastite infecciosa pode aparecer a partir da estase láctea, ou pode ser causada por microorganismos invasores, embora não se saiba ao certo como eles penetram na mama. Uma das possibilidades é que eles entrem pelas rachaduras nos mamilos.

Outros especialistas acreditam que tanto a mastite quanto as rachaduras nos seios são consequência do mesmo problema, a pega inadequada do bebê na mama, daí a presença dos ferimentos nos mamilos quando há mastite.

Mães de primeira viagem correm mais risco de ter mastite, mas isso não quer dizer que as mulheres fiquem imunes a ela a partir do segundo filho. A mastite pode aparecer a qualquer momento durante a amamentação, mas é mais comum no primeiro mês após o nascimento, quando você, seu corpo e seu bebê ainda estão aprendendo como o processo do aleitamento funciona.

Qual é o tratamento?


Não pare de amamentar. Isso só vai agravar a mastite. Procure seu ginecologista imediatamente. Se não conseguir falar com ele, procure o pediatra do seu filho ou a maternidade em que deu à luz. Dependendo da gravidade da mastite, o médico pode prescrever antibióticos.

A maioria dos antibióticos para tratar a mastite pode ser tomada sem prejudicar o bebê, mas não deixe de confirmar com o médico. Peça também mais orientações sobre como amamentar, uma boa idéia é levar o bebê com você e mostrar como ele está mamando.

O médico deve receitar também repouso, analgésicos e compressas quentes. Um dia depois da primeira dose de antibiótico você já deve começar a se sentir melhor, mesmo que não haja infecção bacteriana, já que o medicamento ajuda a reduzir a inflamação.

Se o problema básico estiver na pega do bebê no seio, porém, os antibióticos serão só uma solução temporária. Para que você não volte a ter mastite, é importante garantir que a criança esteja mamando direitinho. Leia nosso guia da amamentação para descobrir se seu filho está abocanhando direito o seio na hora de mamar.

Há mães que têm receio de tomar antibiótico logo de cara, mas é preciso acompanhar a mastite com cuidado, porque se não for tratada ela pode se transformar num abcesso, um problema mais grave que exigirá atendimento médico de urgência (e às vezes até cirurgia), pois ele terá que ser drenado.

De qualquer maneira, se você tiver mastite, vale a pena seguir as dicas abaixo:

• Tenha certeza de que seu bebê está pegando bem o seio.

Experimente posições diferentes para amamentar, para ver se o bebê pega melhor o seio.

• Amamente sempre que puder, para manter a mama afetada o mais vazia possível.

• Ordenhe o excesso de leite com as mãos ou com uma bombinha depois da mamada, se sentir que o bebê não chegou a esvaziar o peito.

• Algumas mulheres preferem tirar o leite com a bombinha porque acham que ela é mais eficiente que o bebê para esvaziar o peito -- e principalmente quando estão com os mamilos rachados. Depois dão o leite materno ao bebê no copinho ou na mamadeira.

• Se você estiver se sentindo indisposta, descanse o máximo que puder, e não recuse ajuda nos cuidados com a casa.

• Talvez você sinta algum alívio com a aplicação de compressas quentes na área afetada, ou com uma boa chuveirada com água quentinha. Há outras mulheres, no entanto, que se sentem melhor com compressas frias.

Experimente fazer uma leve massagem nos seios enquanto o bebê está mamando, para ajudar o leite a sair. Mas cuidado: uma massagem muito vigorosa pode até piorar a mastite, empurrando mais leite materno para dentro dos tecidos da mama.

• Você também pode tomar analgésicos para a dor. Alguns antiinflamatórios e o paracetamol podem ser tomados durante a amamentação. Converse com o médico.

Quanto tempo a mastite demora para sarar?

Quando diagnosticada cedo, a mastite responde rápido ao tratamento. Se seu médico tiver receitado antibióticos, tome toda a dose recomendada, mesmo que já esteja se sentindo 100 por cento melhor. Caso ao fim do tratamento seus seios continuem sensíveis e você ainda estiver com febre, volte a consultar o médico.

Devo parar de amamentar se tiver mastite?

Não. Na verdade, é importantíssimo continuar amamentando, mesmo com mastite. Sim, dói, e bastante, mas o bebê precisa mamar o máximo que conseguir para tirar a maior quantidade de leite possível do seio. Antes de cada mamada, aplique compressas quentes nas mamas -- isso vai aliviar a dor e facilitar a saída do leite.

Se seu filho não esvaziar sua mama inflamada depois da mamada, termine de esvaziá-la com uma bombinha. E, se dar de mamar for simplesmente insuportável de dor, tente ordenhar o leite e dá-lo ao bebê no copinho ou na mamadeira.

Meu bebê será prejudicado?

Por pior que você esteja se sentindo, seu filho não será afetado, e não há problema nenhum em deixá-lo mamar no seio que está inflamado. Mesmo que a mama estiver infeccionada e o bebê ingerir bactérias junto com o leite, essas bactérias serão mortas pela acidez do sistema digestivo da criança.

Fonte: Baby Center

3 comentários:

  1. Oi Re!


    Espero que esteja melhor! E o Pedro como está?
    Vi que vocs estvam on line hoje na aula do Carlos... saudades e beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que linda a imagem que você escolheu! Bjos!

    ResponderExcluir
  3. wandeebauru@hotmail.com3 de abril de 2010 às 01:02

    Filhota estou com saudades de você do Pedro e do Renato tambem abraços e até domingo a noite ok beijos no Pedro

    ResponderExcluir